Antigamente era quase impossível pensar em ter uma churrasqueira no apartamento. Apenas moradores de casas tinham este privilégio. Mas como tudo muda, hoje em dia é perfeitamente possível convidar os amigos para aquele churrasco, mesmo que você more em apartamento. Existem churrasqueiras que são projetadas exclusivamente para estes espaços, geralmente são instaladas em varandas. Saiba mais como você pode ter uma churrasqueira no seu apartamento, sem fazer bagunça e receber bem os amigos e familiares.

3 maneiras de você ter uma churrasqueira no apartamento

Quem vive em apartamento sabe o quanto são limitados os espaços para se fazer tudo que se deseja. Mas para quem gosta de receber amigos para confraternizações, sabe que é possível sim, até fazer um churrasco bem animado sem incomodar os vizinhos.

Mas para realizar este sonho da churrasqueira no apartamento, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher o modelo e na hora de fazer a instalação.

Para alguns arquitetos, especialistas no assunto, para se ter uma varanda gourmet com churrasqueira, o ideal é ter um ambiente de seis metros quadrados, visto que será preciso espaço não só para a churrasqueira, mas para mesa, cadeiras, bancada de apoio, entre outros.

Porém, nem todos os apartamentos possuem tanto espaço assim apenas para uma churrasqueira, mas é possível ainda assim, ter modelos compactos e fáceis de instalar. Vejamos 3 deles:

Churrasqueira elétrica

São recomendadas para todos os tipos de apartamento, principalmente para os de pouco espaço, pois são portáteis, e o preço é bastante em conta. Ela não deixa o famoso “cheiro de churrasco” dias e dias no ambiente, não causa fumaça e não engordura os móveis. 

As churrasqueiras elétricas não precisam do uso do carvão, por isso não criam fumaça e nem fuligem, desta forma, elas podem ser colocadas na cozinha sem problemas.

É importante ressaltar que o churrasco feito neste tipo de churrasqueira não pode ser de grande porte, porque elas não suportam altas temperaturas. Mas para espetinhos e pedaços pequenos de carne, ela garante um ótimo desempenho.

Churrasqueira a gás

Este modelo de churrasqueira é semelhante a um forno pequeno, possuem tamanho de médio a grande porte, e é indicado para ambientes com pouco espaço. É necessário ainda que seja feita uma tubulação de gás no local, visto que são alimentadas por botijões à gás.

As churrasqueiras desse tipo, diferente das elétricas, fazem mais fumaça, porém são práticas na hora de limpar, além de não criar fuligem. O melhor deste tipo de churrasqueira é que é possível controlar a temperatura do churrasco.

Churrasqueira a carvão

Embora seja a mais tradicional de todas, a churrasqueira a carvão também possui uma versão para apartamentos. A vantagem é que geram bem menos fumaça e tem o consumo de carvão reduzido.

O segredo da churrasqueira a carvão para apartamentos, é o isolamento térmico. Este possui um aproveitamento inteligente de calor, que é direcionado ao alimento e não ao ambiente.

Existem ainda outros modelos, para quem deseja  montar uma churrasqueira no apartamento. Alguns podem até mesmo ser de alvenaria, com as mesmas características das que são utilizadas em casas. Mas para empreender um projeto destes, é preciso contratar um profissional bem capacitado, pois ele terá experiência necessária para adaptar o projeto à planta do apartamento.

E você, usa churrasqueira no seu apartamento? Deixe seu comentário!

Navegação