Um quarto pequeno coloca um desafio único na decoração devido à falta de espaço, não é mesmo? No entanto, isso não significa que o cômodo tenha que parecer pequeno. Sabia que há muitas dicas e truques que designers de interiores e decoradores utilizam para deixar o quarto maior?

Usando as cores e os móveis certos, você vai conseguir deixar o quarto com uma aparência de ser bem maior do que é. Confira nosso post de hoje e fique por dentro desses truques!

 

Cores claras

quarto_cores_claras

A razão pela qual isso funciona é simplesmente porque as cores mais claras refletem a luz, fazendo o quarto parecer mais brilhante e mais espaçoso. A pintura mais escura absorve a claridade, dando a sensação de um espaço menor e mais restritivo. Parece mágica, não é mesmo?

 

Estilo monocromático

quarto_monocromatico

 

A combinação de cores é uma característica muito importante em qualquer projeto de decoração. Use combinações monocromáticas (aquelas em que se utiliza vários tons da mesma cor juntos, combinando) em todo o ambiente para criar a ideia de fluidez e espaço. Cores diferentes ou opostas irão segmentar o quarto, fazendo-o parecer menor.

Para uma ilusão óptica simples, pinte as sancas e rodapés com uma cor ligeiramente mais leve do que as paredes, para que o olho capte a sensação de profundidade. Incorporando este truque simples em seu design a impressão é de como se as paredes estivessem mais longe, dando uma ideia de que tudo ficou mais espaçoso.

 

A escolha dos móveis ajuda a deixar o quarto maior

Nem todas as ideias de design de quarto pequeno são ilusões ópticas. Obviamente, quanto menos móveis você tiver no seu quarto, maior ele vai parecer. Uma solução simples seria elevar sua cama e armazenar suas roupas por baixo. Você também pode comprar camas com gavetas e baús. Mas, não pare por aí, seja criativo: tente mesas e cadeiras dobráveis, por exemplo.

 

Móveis transparentes são verdadeiros aliados

 

moveis-de-vidro-para-quarto

Tente substituir sua mesa de madeira com tampo por uma mesa de vidro. Isso ocupa a mesma quantidade de espaço, mas engana o olho, dando uma sensação de espaço mais fluido e maior. Isso vale para suas prateleiras e cadeiras também!

 

Dividir a parede em zonas

Se você tem prateleiras ou armários, tente mantê-los mais perto do teto para chamar a atenção para cima. A maneira mais fácil de fazer isso é dividir sua parede em terços, em vez de duas metades. Deixe sempre a zona intermediária livre, sem qualquer interferência. 

 

Espelhos são a ilusão final

quarto_com_espelho

 

Se você tem uma parede nua ou mesmo uma porta do guarda-roupas ou do quarto, adicionar alguns espelhos é um ótimo truque para deixa-lo maior. Espelhos não apenas refletem a luz, mas também dão uma ideia de profundidade ou altura. Essa dica é importante: o uso mais comum é coloca-los em paredes opostas às janelas.

 

O espaço vazio é uma virtude

Algumas pessoas não percebem as virtudes do espaço vazio. Não é necessário preencher todas as suas prateleiras até a borda. O espaço vazio é essencial para uma sala menor, porque ajuda a deixar o quarto respirar um pouco. Se você encontrar a necessidade de decorar o seu quarto nos mínimos pedaços, siga o que chamamos de regra Cantaloupe, que afirma que seus objetos decorativos não devem ser menores do que um melão. Qualquer coisa diferente disso irá provocar a maior desordem na sua decoração!

 

Lâmpadas menores ajudam a aumentar a sensação de espaço

Em vez de ter uma fonte de luz solitária no meio de seu teto, tente usar várias lâmpadas menores ao redor do quarto. Isso vai chamar os olhos ao redor do cômodo, ampliando o seu senso de espaço.

Ah, e o mais importante: um quarto parecerá sempre maior se você o mantiver limpo e organizado. Experimente também diferentes tipos de móveis, camas e roupas de cama. Reorganizar o layout e construir prateleiras para maximizar o espaço do seu quarto também vão fazer o ambiente parecer maior.

Gostou das dicas para deixar o quarto maior? Que tal compartilhar com a gente alguma outra que você aprendeu por aí? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Navegação