As tendências de moradia caminham para espaços cada vez menores, já que os ambientes pequenos são práticos, podem sair mais em conta na hora de comprar ou alugar e comportam os novos casais e as famílias que, atualmente, optam por ter menos filhos. Com isso, os cômodos menores, como os banheiros, precisam de alguns truques na hora de decorar. Mas, como decorar um banheiro pequeno sem perder a elegância e otimizando o espaço?

No post de hoje você vai conhecer algumas dicas incríveis que vão deixar esse espaço da casa ainda mais bonito, com estilo e criatividade. Continue a leitura e saiba como ter o banheiro dos sonhos!

Use e abuse das cores claras

Os tons pastéis e o branco são os mais indicados para o banheiro, já que as cores neutras e claras trazem uma sensação de amplitude essencial aos ambientes com a metragem reduzida. Pisos e azulejos nessas cores ajudam ainda a trazer uma sensação de limpeza, essencial quando o assunto é o banheiro.

Uma dica interessante para quebrar a monotonia que o tom branco pode causar quando colocado em todo o banheiro é investir em detalhes coloridos que trarão um charme a mais ao espaço. Escolha uma pastilha colorida para fazer uma faixa no meio ou azulejos coloridos para colocar aleatoriamente nas paredes.

Aproveite os espaços

Usar a criatividade é um dos pontos mais importantes na hora de decorar um banheiro pequeno. Nessas situações, até o mínimo espaço pode ser aproveitado para a decoração e ajudar a armazenar seus objetos. Se for fazer um gabinete planejado, por exemplo, peça para que a bancada da pia continue até o espaço sobre o vaso sanitário. Lá, você pode colocar alguns objetos de decoração, como um difusor de aromas ou um vaso de flores.

Dessa forma, a bancada fica livre para que você armazene seus itens pessoais, sem deixar de lado a decoração.

Invista em espelhos

Um bom espelho pode ser o responsável por transformar o banheiro. Essa peça traz a sensação de amplitude ao espaço e deixa qualquer decoração mais elegante. De preferência, opte por espelhos grandes, que ocupem boa parte da parede.

Aposte na iluminação adequada

A iluminação direta é uma boa forma de dar destaque aos detalhes do banheiro e trazer uma sensação de amplitude ao ambiente. Distribuir lâmpadas dicroicas ou de LED nos cantos do ambiente, em frente ao espelho e sobre os objetos de decoração, trazem pontos focais ao espaço, trazendo um clima elegante e aconchegante.

Tenha cuidado com os excessos

Atenção na hora de escolher o que armazenar nesse espaço, principalmente se a casa possuir somente um banheiro. Deixe apenas itens de uso diário guardados dentro dos armários e cuidado para não preencher toda a bancada com produtos de beleza. Manter a ordem é fundamental para que a decoração apareça e seja o destaque principal dessa parte da casa.

Seguindo as dicas acima sobre como decorar um banheiro pequeno você consegue deixar este espaço harmonioso, prático para encontrar tudo o que precisa e ainda vai surpreender na decoração. Usar os espaços com prateleiras, bancadas e nichos e optar por itens que deem amplitude ao ambiente pode fazer toda a diferença.

Agora que você já sabe todas as dicas para decorar banheiro pequeno com estilo, que tal compartilhar este post em suas redes sociais e ajudar seus amigos também?

Navegação