São tantos os preparativos para o casamento que muitas noivas podem se sentir perdidas no momento de tomar uma decisão. Uma etapa muito importante é a escolha do vestido e dos adereços que serão usados, e, assim, geralmente surge a dúvida: como escolher o véu e a grinalda ideais?

Toda noiva sabe da importância dessas peças para que o visual fique exatamente do jeito que ela sonhou para o grande dia. Por isso elas devem ser escolhidas com antecedência, devendo ser verificados os modelos, bordados, rendas, comprimento, aplicações e muito mais.

Vamos apresentar os tipos de peças e dar dicas para que você faça a escolha certa e arrase em seu casamento. Confira!

Dicas de como escolher o véu e a grinalda ideais

Tipos de véu

1. Véu catedral ou longo

Esse é o tipo de véu mais indicado para as noivas que desejam um visual tradicional e que vão se casar à noite.

Ele combina com os vestidos longos, já que possui de 2 a 5 metros, e é superfeminino. Pode ter detalhes em renda, bordados, aplicações ou ser confeccionado apenas em tule.

Tenha atenção para criar um look equilibrado com esse véu: evite usá-lo com vestidos que já têm uma cauda longa, pois isso pode pesar no visual.

2. Véu ponta de dedo

O véu ponta de dedo é ideal para as noivas que desejam se aproximar do estilo tradicional, mas não querem utilizar uma peça muito grande. Ele vai até a ponta dos dedos da mão, e também deve ser usado com vestidos longos.

Esse tipo de véu combina com penteados presos, semipresos ou soltos. Sempre faça testes antes do casamento para observar se o look está harmônico.

3. Véu cotovelo

Esse modelo fica na altura dos cotovelos da noiva, o que faz com que sua cintura fique em evidência. Assim, se quiser destacar essa parte do corpo, escolha um vestido com a cintura bem marcada.

Ele pode ser usado com vestidos curtos, midi ou longos, e os modelos de cauda devem ser evitados. Esse véu aceita diversos tipos de penteados, então escolha o que vai favorecer o seu rosto, criando um visual equilibrado e sofisticado.

4. Véu ombro

Por ser o tipo de véu mais curto (que vai até a altura dos ombros), ele pode ser usado em cerimônias mais informais, como em um casamento civil ou em uma cerimônia durante o dia.

Se você optar por um vestido tomara que caia, esse é o véu ideal, pois irá valorizar o decote. Também é indicado para noivas que vão se casar usando vestidos curtos.

Quanto ao penteado, é interessante escolher um preso, como o coque alto ou baixo, ou penteados em que os cabelos não ultrapassarão o comprimento do véu.

Tipos de grinalda

A grinalda funciona como um complemento do look. Você pode optar por não usá-la ou escolher um acessório discreto, apenas para segurar o véu. Caso queira usar, pode decidir entre os vários modelos disponíveis: tiaras, coroas com pedrarias, brilhantes ou flores, presilhas, entre outros.

As coroas e as tiaras dão à noiva um visual “princesa”, e são geralmente decoradas com pedrarias ou pérolas. Podem ser usadas com ou sem o véu, harmonizando com os detalhes do vestido escolhido.

Já as coroas de flores podem ser usadas por noivas que desejam construir um look mais delicado, com o cabelo preso ou solto. Elas também podem ser usadas com o véu, desde que a peça escolhida seja mais simples, sem bordados ou aplicações.

As presilhas ou arranjos ficam ótimos em coques, já que são colocados nas laterais do penteado.

O mais importante é escolher complementos que serão adequados ao tipo, local e horário da cerimônia, além de harmonizá-los com o seu vestido. Uma dica básica é a de que os acessórios mais delicados e sem brilhos são indicados para casamentos durante o dia e em locais abertos; já as peças mais tradicionais e brilhantes são ideais para as cerimônias noturnas e em locais fechados. 

Agora que você já sabe como escolher o véu e a grinalda tem tudo para estar linda no seu casamento. Para arrasar no seu dia, veja em nosso blog mais dicas. Descubra, por exemplo, como inovar na lista de presentes.

Navegação