Uma casa sem cor é como algo sem vida. Portanto, na hora de decorar os diferentes ambientes do lar, a cor é absolutamente necessária para tornar tudo mais apresentável e convidativo. Para muitas pessoas que começarão a mobiliar e decorar o apartamento recém-adquirido, ou dar aquela repaginada na decoração antiga, a escolha das cores é essencial e pode ser uma tarefa simples e divertida. Por isso, confira a seguir 6 dicas de como escolher e combinar as cores na decoração sem erro!

1. Inspire-se no seu guarda-roupa

Se você não tem ideia por onde começar e de onde se inspirar, um ótimo lugar é o seu guarda-roupas. Quando compramos nossas peças, geralmente buscamos modelos e cores que traduzem nossa personalidade e, as cores na decoração devem agir da mesma maneira, refletindo quem somos. Com suas peças favoritas em mãos, tente descobrir quais são suas cores favoritas, isso é um ótimo pontapé inicial.

2. Invista na regra das 3

Se você tem uma grande variedade de cores favoritas e não sabe o que fazer, tente a regra das 3. Escolha três cores e construa sua paleta em torno delas alternando diferentes padrões, texturas e tons. Uma boa dica é usar a proporção 60:30:10, onde 60 por cento da cor no ambiente é a dominante, 30 por cento uma cor secundária e 10 por cento uma de destaque. Por exemplo, as paredes podem ser pintadas na cor dominante, os estofados podem ser na cor secundária e os acessórios tais como vasos ou almofadas na cor destaque.

3. Escolha um ponto focal e trabalhe ao redor

cores_na_decoracao_azul_e_cinza

 

Se você está tentando adicionar cor a um cômodo, que está parcialmente mobiliado, com o intuito de deixá-lo mais alegre e aconchegante, busque sua cor dominante a partir de uma peça de mobiliário ou decoração que já está lá. Ela pode vir daquele móvel planejado lindo, daquela poltrona do cantinho da leitura ou até mesmo do assento da cadeira da cozinha. Dessa forma, mesmo que você adicione novas peças e cores, tudo conversará entre si.

4. Use o círculo cromático

cores_circulo_cromatico_analogas_complementares

 

Se você não tem certeza se as cores combinarão, utilize um círculo cromático. Você pode buscar um equilíbrio entre cores quentes, que são as de tons mais alaranjados, amarelados e avermelhados, e as cores frias, que são as de tons azulados, esverdeados e arroxeados, que se encontram em diferentes metades do círculo. Ou ainda buscar as cores análogas, aquelas que estão lado a lado, criando um tom sobre tom perfeito para tornar o ambiente muito mais charmoso.

5. Tenha atenção às dimensões do ambiente

Escolha as cores na decoração sabiamente para que o espaço não fique pesado e cansativo. Cores suaves e de padrões simples transmitem uma maior leveza para o ambiente, assim, funcionam melhor em cômodos de pequenas dimensões como comumente encontramos nos novos apartamentos. Enquanto cores fortes e de padrões mais complexos levam a uma sensação de maior euforia e vivacidade, sendo melhores para ambientes de grandes dimensões.

6. Considere a luminosidade para utilizar as cores na decoração

Preste atenção no impacto da iluminação no ambiente. A cor é um reflexo da luz, então o tipo e quantidade de luz que entra no ambiente terá um impacto significativo sobre as cores na decoração. Passe algum tempo no espaço e tome notas de como as mudanças de luminosidade afetam o ambiente. Um quarto que recebe menos luz do dia pode usar de cores quentes para transmitir uma sensação de calor, já se o que acontece é o posto, as cores frias serão suas aliadas.

Escolher uma combinação de cores para sua casa pode ser um desafio, mas elas também podem ser uma ferramenta poderosa para transformar um espaço simples em um ambiente sensacional. Lembre-se que sua casa deve ser uma extensão de sua personalidade e estilo, então busque as cores na decoração que te façam sentir bem e tragam bons sentimentos. Não deixe de comentar abaixo qual dica você pretende utilizar na decoração da sua casa!

Navegação