A escolha do apartamento ideal para quem pretende se casar não costuma ser uma tarefa fácil, já que uma série de fatores pesa na decisão por uma ou outra opção. Sendo assim, o que deve ser avaliado? Quais características o imóvel deve ter para satisfazer as necessidades do casal?

O apartamento ideal para o casal é aquele que preenche as suas necessidades. A melhor dica é não ter pressa e escolher bem entre todas as opções que se apresentarem. Acompanhe nosso post e confira o que deve ser levado em consideração na sua escolha!

Localização

A localização do imóvel é uma questão que deve ser muito bem avaliada, pois precisa suprir as necessidades básicas do casal.

Algumas pessoas fazem questão de morar em locais tranquilos, sem muita agitação. Outras, no entanto, buscam lugares onde o mais importante é ter acesso a diversos serviços, como mercados, bancos, transporte, etc. Contudo, é bem possível unir o útil ao agradável, visto que existem condomínios que oferecem lazer, serviços variados e segurança.

O ideal é que, antes de fechar qualquer negócio, você busque informações com a vizinhança sobre o local. As pessoas costumam colaborar e dar boas informações.

Também pode ser interessante visitar o local durante o dia e à noite. Assim, o casal terá suas impressões sobre barulho e segurança, bem como poderá entender melhor o trânsito local.

Tamanho do apartamento ideal para o casal

A tendência atual é economizar cada vez mais espaço e, assim, apartamentos com cômodos pequenos já são uma realidade. Por isso, é bem mais prático um apartamento funcional, em que seus ambientes sejam pequenos, mas que se adaptem às necessidades do casal.

Um exemplo disso são apartamentos com alguns cômodos grandes e outros mínimos, onde mal há espaço para locomoção – é o caso de cozinhas extremamente pequenas e banheiros.

Outro detalhe em relação ao tamanho do imóvel é a quantidade de quartos, que, de acordo com o que o casal planeja em relação à filhos, deve ser muito levada em conta.

Por isso, antes de comprar um apartamento, pense, reflita com seu parceiro, pese prós e contras e o que o esperam a curto e a longo prazo. Isso é bem melhor do que ter que se desfazer dele em um futuro próximo ou mesmo precisar fazer uma obra que, provavelmente, consumirá muitos custos.

Estado de conservação

Outro ponto que deve ser muito bem avaliado pelo casal é o estado de conservação do imóvel, quando não é o caso de uma primeira locação ou compra. O apartamento usado tem a vantagem de possuir um menor preço. Contudo, dependendo do estado de conservação, o barato pode sair caro em relação a reformas e incomodações.

Por isso, ao comprar um usado, é muito importante fazer algumas verificações antes de fechar o negócio. Telhados, instalações elétricas, revestimentos e pisos sofrem desgastes ao longo do tempo e devem ser bem conferidos, para que esse sonho não se transforme em pesadelo — com muitos gastos em pouco tempo.

Antes de fechar negócio

  • observe o valor do condomínio;
  • verifique as condições da garagem: manobra, ventilação, problemas com umidade e infiltração;
  • orientação do sol, para saber os momentos do dia nos quais o apartamento recebe luz solar.

Você gostou do nosso artigo sobre como encontrar um apartamento ideal para o casal? Aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter! Assim, você receberá nossas atualizações e ficará por dentro de outros assuntos interessantes como esse!

Navegação