Na hora de adquirir um apartamento uma das maiores dúvidas dos futuros moradores é sobre como aproveitar o máximo dos espaços, que estão cada vez mais reduzidos, com muita funcionalidade, e acomodar de forma confortável todos os objetos e móveis que serão escolhidos para fazer parte da decoração da nova casa. Uma forma de criar um novo espaço e tornar o ambiente mais moderno é integrar a sala com a cozinha.

Por que integrar a sala?

Esse tipo de integração pode até mesmo causar a sensação de amplitude em ambientes reduzidos, isso acontece quando eliminamos barreiras verticais que dividem os ambientes e os transformam em pequenos espaços. Para conseguir esse efeito, basta quebrar algumas paredes ou criar muretas e janelas internas como uma forma de divisão.

Integrar a sala com a cozinha é também uma ótima solução para quem gosta de cozinhar e receber os amigos enquanto prepara um delicioso prato no almoço ou no jantar.

Para esse tipo de perfil, é indicado integrar os ambientes e delimitar a divisão com uma mesa e algumas banquetas, para o caso de espaços extremamente reduzidos, ou então, criar uma ilha com fogão e desenvolver um prolongamento que servirá de mesa para acomodar os convidados durante esses encontros.

Com o passar dos anos, os apartamentos mais comuns passaram a ter a cozinha integrada à lavanderia, fazendo com que esse espaço comportasse somente uma janela para circulação da ventilação, que muitas vezes está localizada no final do ambiente.

Para integrar a sala não é sempre necessário quebrar paredes

Esse pequeno estilo de corredor formado pelos dois ambientes, pode causar uma sensação de sufocamento. Se você não gosta muito da ideia de integrar a sala com a cozinha derrubando as paredes, criar um recorte na parede no estilo de uma janela pode ser a solução para trazer mais iluminação e circulação de ar para os ambientes, além de esse espaço ser utilizado como bancada para servir pequenas refeições.

Vantagens da integração da sala e cozinha

Integrar a sala e formar uma cozinha no estilo americano pode trazer muitas vantagens para o seu espaço. Os objetos básicos de uma cozinha como o fogão, a geladeira e a pia, quando são dispostos de uma maneira que formam o desenho de um triângulo, trazem mais eficiência para a cozinha e facilitam as tarefas.

Esse modelo de cozinha que era chamado de “triângulo” foi criado e desenvolvido na universidade de Illinois nos anos 40 e amplamente difundido nos Estados Unidos durante os anos seguintes.

Esse é o tipo de cozinha ideal para quem busca praticidade nas tarefas realizadas dentro desse espaço no dia a dia, além de trazer mais personalidade para o seu apartamento, integrando a sala com os demais ambientes da casa.

Se você optar por não fazer divisões físicas na integração desses espaços, utilize objetos e alguns móveis para delimitar os espaços entre sala e cozinha. Alguns itens como tapetes, poltronas e uma mesa de jantar, podem te auxiliar nessa tarefa.

Gostou das nossas dicas sobre quais as vantagens de integrar a sala com a sua cozinha e quais as melhores formas para conseguir implantar isso no seu apartamento? Se você ainda está em busca de novas soluções para os ambientes pequenos do seu apartamento, baixe o nosso e-book que contém um manual de decoração para apartamentos pequenos.  

Navegação