Os detalhes de uma festa de casamento são muitos, desde a escolha da decoração, do buffet até a definição da roupa dos noivos. As opções de vestidos para as noivas são muitas, como os trajes tipo princesa, sereia etc. Mas para os noivos em geral as opções se resumem a terno ou fraque.

A escolha do traje para o noivo irá depender de alguns fatores como o horário, estilo da festa, grau de formalidade, entre outros. Para ajudar a tornar a escolha mais fácil, separamos algumas dicas.

Vestindo o noivo em casamentos formais 

Eventos muito formais necessitam de um traje mais tradicional. Principalmente para os casamentos celebrados à noite, o ideal é escolher o fraque. Composto por um paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás e uma calça riscada preta e cinza, com camisa branca de colarinho rígido, colete cinza claro e gravata cinza ou prateada, mais larga, essa é uma opção bastante formal.

A escolha do fraque como traje para o noivo deve ser bem avaliada, pois eventos durante o dia ou ainda com um estilo mais informal não combinam com a seriedade do modelo.

Usando a roupa certa em casamentos menos formais 

Em um festa de casamento durante o dia, em que todos, tanto noivos quanto convidados, podem estar mais à vontade, o ideal é a escolha de um terno. Nesses casos, ele pode tanto vir acompanhado de colete ou não, isso irá depender do estilo do noivo.

O terno é uma escolha democrática, afinal, ele cai bem em todos os tipos de corpos, pois existem diferentes modelos e cortes. Assim, é possível optar pelo terno ideal para o noivo. 

Escolhendo a cor do traje

No caso do fraque, a escolha da cor é mais rígida, até mesmo porque esse é um traje noturno. Sendo assim, necessariamente deverá ser de cor escura. Para quem fizer a opção pelo terno, existem mais possibilidades de acordo com o horário da celebração.

Para casamentos pela manhã, as cores mais claras como o bege e o cinza são uma boa opção, pois o horário é menos formal e pede tons mais leves. Já para a tarde, boas opções de cores são o azul marinho e o cinza escuro, que combinam principalmente com o entardecer. Mas se o evento for durante a noite, as melhores cores são o grafite ou o preto.

Existem as cores recomendadas e também uma cor que em geral não deve ser usada em nenhum horário do dia: o branco. Deixe a cor para o vestido da noiva, a menos que seja um uniforme oficial. Por outro lado, o preto é uma cor que cai bem em qualquer horário. 

Sendo um noivo elegante

Além da escolha do traje para o noivo, outros itens também devem receber atenção especial durante a definição do que usar no grande dia. A gravata é um dos itens da vestimenta do noivo que irá ter mais destaque, por isso, uma boa dica é não usar cores berrantes: ela pode ter uma cor diferente da preta ou prata, mas não deve ser exagerada. 

O sapato também precisa de atenção especial: deve sempre ser preto e social, a menos que seja uma cerimônia totalmente informal (como na praia, por exemplo). Usar sapatos de outra cor, sapatênis e outros calçados está totalmente proibido. A cor das meias também precisa ser planejada. Existem duas opções; a primeira é uma cor próxima à do terno ou do fraque, a outra é optar por um par da mesma cor dos sapatos.

É sempre importante lembrar que a dica mais importante é que o noivo utilize aquilo que o faz sentir confortável no grande dia. 

A organização do casamento é fundamental para que tudo saia como os noivos planejaram, isso engloba desde a escolha do local da festa, do traje para o noivo até a lista de presentes. Você tem dúvidas de como criar a sua? Confira nossas dicas e 5 acessórios que não podem faltar na lista de casamento. 

Navegação