Nada como começar o ano com a casa renovada, esse é o desejo de muita gente, entretanto, em tempos de crise, essa não é a realidade para muitos brasileiros. Uma ótima forma de dar uma repaginada na casa, sem precisar fazer grandes investimentos, é renovando a pintura das paredes.

Pintar um cômodo, ou até mesmo a casa toda, pode ser uma ótima maneira de valorizar o imóvel e deixar aquele cantinho mais aconchegante e com a sua cara. Mas antes de escolher qual a nova cor das paredes,vale a pena conhecer as cores que são tendência para 2017.

Uma reconhecida marca de tintas norte-americana, a Behr, fez previsões das tendências  de cores lançando três propostas de paletas: Confiante, Composta e Confortável.Nos próximos parágrafos, vamos aprender como aplicar essas cores incríveis nos cômodos da casa, tornando os espaços mais convidativos de acordo com as tendências.

Paletas de cores – Confiante

Planejar a decoração da casa envolve tomadas de decisões em relação as cores das paredes. Por isso, vamos começar pela paleta confiante, que traz as cores azul escuro, verde limão e vermelho picante. 

O uso dessas cores cai bem em salas de estar e cozinhas. O azul escuro por exemplo, combina bem com o Primrose Yellow da Pantone, um tom de amarelo floral, ou ainda com tons de amarelo mais escuro.

Outra dica é usar mesa de centro com tampa de mármore na sala de estar, móvel que também é tendência para 2017.

O verde limão e o vermelho picante funcionam bem juntos, nesse caso, também cabe alguns toques de laranja ou da cor vigorosa chamada Flame, da Pantone, a qual foi muito utilizada na semana de moda de Nova York.

Paleta de Cores – Composta

Essa paleta é indicada para as decorações mais tradicionais, com o verde e o nude como referências.

Tais cores podem ser aplicadas com segurança em banheiros, escritórios e cozinhas. 

No escritório, o nude vai bem como uma opção de cor neutra, e pode ser combinada com o azul, o lilás e o próprio verde da paleta. 

Outra tendência de parede para 2017, que vai bem tanto no escritório quanto na cozinha, é a parede de tijolos.

Para o banheiro, pode-se usar uma mistura de verde com azul, conferindo a esse cômodo as cores relaxantes encontradas nos mares.

Paleta de Cores – Confortável

Aqui temos os tons pasteis de rosa, amarelo e azul. Assim, o rosa continua em alta e é uma excelente opção para quartos. Marcas estimadas de roupas já lançaram mão da cor Pale Dogwood, uma extensão do Quartzo Rosa, produzido pela Pantone.

O Pale Dogwood ainda pode ser combinada com uma parede de cortiça aconchegante, onde é possível pendurar cartazes e fotos da família.

Já o amarelo cai bem com o cinza em salas e cozinhas, compondo ambientes tônicos mais leves. Uma alternativa, é usar também cadeiras e objetos coloridos nessa composição.

E para quem quer uma sala de estar confortável e relaxante, basta combinar o azul com verde água e um piso de madeira escuro. O que acha?

Cuidados antes de pintar algum cômodo

Todos podem aprender a combinar cores como um profissional, mas antes, é necessário muita pesquisa e dedicação. Ler bastante sobre as cores e ter atenção nas fotos que apresentam lindos cômodos decorados, a fim de obter ideias magnificas a respeito da composição das cores.

Depois é só preparar o ambiente:

  • Remova móveis leves do local ou afaste das paredes que serão pintadas.
  • Cubra o chão com jornal, e prenda o jornal com fita adesiva, para não ficar se mexendo sob seus pés. Fitas de pintor permitem delimitar os cantos, ou os espaços das paredes que não devem ser pintados.
  • Verifique também se a tinta antiga deve ser removida antes de aplicar a tinta nova. Caso precise, utilize lixas e espatulas adequadas para o serviço.

As paletas de cores que são tendências para 2017 podem se encaixar em qualquer tipo de decoração, desde um design suave até um estilo mais chamativo. Essas combinações funcionam tanto para quem vai pintar algum cômodo pela primeira vez, quanto para quem só quer renovar o imóvel para o ano novo.

E aí, gostou do post? Então assine nossa newsletter e não perca as próximas novidades!

Navegação