Quando falamos em decorar um ambiente, uma série de imagens e referências surgem em nossas cabeças. Todos nós gostaríamos de ter as decorações que aparecem nas revistas, porém nem sempre é possível contratar o decorador ou arquiteto responsável por aquele projeto.

O caso é que, com um pouco de criatividade e iniciativa, é possível renovar os ambientes da sua casa. Veja agora 10 dicas de decoração para cada cômodo da casa!

Dicas de decoração para quartos

1. Dê prioridade às cores claras

O quarto é um lugar que precisa ser aconchegante. As cores escuras e mais fortes impedem sua mente e seu corpo de relaxar. As cores claras acalmam, além de oferecerem mais amplitude ao ambiente.

2. Invista na iluminação indireta

Além de criar um clima mais romântico, a iluminação indireta dá independência aos membros de um casal. Quem quiser ler antes de dormir pode utilizar a iluminação indireta sem atrapalhar o sono do outro.

Dicas de decoração para cozinha

3. Mude o visual dos azulejos sem retirá-los

Uma das formas de renovar o visual dos azulejos — sem precisar fazer obras e retirá-los — é a instalação de adesivos que imitam a porcelana. Existem diversas cores, padronagens e formatos para que você possa escolher.

4. Reaproveite itens que não usa mais

Os utensílios de cozinha que você não usa podem ser reaproveitados na decoração do ambiente. Tábuas, garrafas, potes e latas podem ser reutilizados na decoração. Basta um pouco de criatividade para encontrar uma nova utilidade para eles!

5. Invista em móveis planejados

Os móveis planejados deixam a sua cozinha mais organizada e funcional. Feitos sob medida, todos os espaços são aproveitados da melhor forma possível. A organização dos seus objetos, na cozinha, deixa a sua rotina mais prática.

Dicas de decoração para banheiro

6. Dê um toque de vida com uma planta

A presença de uma plantinha dá um toque de frescor e de vivacidade ao ambiente em que ela estiver. Você pode colocar plantas no banheiro, porém recomendamos que não abuse na quantidade delas. Um ou dois tipos, no máximo, podem conviver nesse espaço.

7. Coloque quadros no seu banheiro

Os quadros são tão versáteis quanto às plantas, pois podem ser substituídos quando você preferir. Escolha um ou mais cuja moldura seja feita de material resistente à umidade. Os quadros dão mais personalidade ao ambiente e podem até mesmo contar uma história. Você também pode colocar pôsteres.

Dicas de decoração para sala

8. Divida os ambientes com tapetes

Independentemente do tamanho da sua sala de estar, é possível criar subdivisões sem a necessidade de levantar paredes ou colocar mais móveis. Faça a divisão dos ambientes com tapetes e passadeiras.

9. Capriche nas almofadas do seu sofá

Além de proporcionarem mais conforto para quem for assistir televisão no sofá da sala, as almofadas transmitem a personalidade dos donos da casa. As capas podem ser alternadas de tempos em tempos para mudar o visual do ambiente.

10. Decore a sala com os seus objetos

Nem só de obras de arte, vasos e esculturas vive a decoração. A sala de estar pode ficar muito charmosa e cheia de personalidade quando você utiliza os seus próprios objetos para decorá-la: CDs, DVDs, revistas e livros podem ficar expostos.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post nas suas redes sociais e marque os seus amigos que desejam renovar a decoração de suas casas!

Navegação