A luz natural é uma alternativa sustentável e que proporciona mais economia na sua conta de luz. Portanto, é bom saber usufruí-la da melhor forma possível, já que a luz solar, além de deixar os espaços mais aconchegantes, ainda traz benefícios para nossa saúde por conta da produção da Vitamina D em nosso organismo. 

Para te ajudar a tirar o máximo de proveito da iluminação solar, vamos dar 4 dicas de decoração para aproveitar a luz natural! Pronta para tomar nota das nossas sugestões de ouro?

1. Use vidros em portas e janelas

A transparência do vidro é uma excelente opção para aproveitar a luz natural. Portas e janelas de vidro permitem uma maior claridade nos espaços, e ainda tornam cada canto da casa ainda mais elegante. Se você não quer abrir mão de sua privacidade, a alternativa é usar persianas nas janelas e vitrais nas portas. 

2. Aposte na decoração clara

Você sabia que os tons claros refletem a luz do ambiente, enquanto cores escuras diminuem a luminosidade no cômodo? Por isso, para usufruir a luz solar, nada melhor do que pintar as paredes de branco e usar no chão revestimentos como porcelanato ou madeira.

Lembrando que a cor dos móveis também influencia na claridade do ambiente. Se você não é fã de monocromatismo ou não quer, por exemplo, uma sala de estar toda branca, vale apostar em um móvel de cor escura para fazer um contraste bonito no cômodo. O legal é que o branco combina com tudo, especialmente com tons fortes, como o roxo, vermelho e o preto.

3. Invista na cobertura zenital

Denominada zenital, se refere a cobertura que permite uma iluminação que irradia de cima e que acontece quando o local desfruta de recursos como transparência e claraboias. Para a cobertura translúcida você pode usar materiais de policarbonato. São perfeitos para áreas como piscina ou deck.

Já a claraboia pode ser aplicada em tetos de madeira ou com vão. Dependerá do seu gosto pessoal ou do que mais combinar com o estilo de sua casa. O objetivo é trazer mais claridade aos espaços e desfrutar da luminosidade solar.

4. Faça um projeto focado em iluminação natural

Se você está reformando ou pretende comprar uma casa nova, a ideia é apostar em um projeto que considere as vantagens da iluminação solar desde o início. Inclua na obra uma maior quantidade de janelas e não se esqueça de atentar-se às posições para garantir a entrada do sol nos cômodos em determinadas horas do dia, como a parte da manhã, por exemplo. Vale fazer um bom planejamento já incluindo uma decoração coerente com suas intenções.

Aproveitar a luminosidade do sol é a melhor maneira de deixar sua casa mais aconchegante e também de economizar energia.Com as sugestões que demos no artigo vai ficar ainda mais simples tornar os ambientes do seu lar mais iluminados e com uma sensação única de conforto.

E aí, gostou das dicas de decoração para aproveitar luz natural? Que tal colocá-las em prática o quanto antes? E lembre-se de compartilhar este post nas redes sociais para que seus amigos também tenham a oportunidade de conferir estas sugestões valiosas!

Navegação