Objetos de decoração inovadores, iluminação e móveis planejados são grandes artifícios para aproveitar os ambientes pequenos de casas e apartamentos e torná-los funcionais e bonitos.

Mas não pense que estamos falando em estabelecer uma guerra de decoração, até porque em se tratando de casa, o melhor é fugir do caos e da bagunça!

Se você quer decorar e aproveitar os ambientes pequenos para deixar o seu lar organizado e estiloso, as dicas que daremos a seguir foram feitas pensando em você! Continue acompanhando e confira!

Otimize todo o espaço da sua cozinha

A cozinha é uma área especial da casa e muitas pessoas gostam de receber seus convidados ali mesmo. Ter uma cozinha organizada e prática faz muita diferença. Por isso, invista em armários planejados para ter maior ganho de armazenamento com prateleiras que permitam a utilização das quinas.

Outras dicas para aproveitar os ambientes pequenos da cozinha

  • Use ganchos nas portas dos armários para pendurar panelas;

  • Prefira torneiras com filtros acoplados para dispensar outro aparelho na cozinha;

  • Use aramados ou ímãs na parte superior da bancada para deixar objetos de uso contínuo;

  • Separe a bancada de secos e molhados: de um lado, fogão, geladeira e pia; do outro, armários e bancada para manipulação dos alimentos.

Crie uma sala de muitos ambientes e ocasiões

Apesar de comportar diversos ambientes e ocasiões, a sala não precisa ficar amontoada de móveis. Pelo contrário: é preciso ter uma área de circulação confortável.

Invista em móveis funcionais, que podem ser levados de um lugar para outro para acomodar seus convidados, como puffs e cadeiras leves. Use espelhos e papéis de parede com linhas horizontais para ampliar a sensação de espaço e plantas para harmonizar e dar vida ao ambiente.

Outra dica muito interessante é dividir os espaços utilizando painéis vazados, tapetes ou bancões que podem servir para sentar nos dois ambientes.

Torne o quarto do casal mais aconchegante

Use cabeceiras feitas sob medida para o quarto com criados-mudos acoplados. Prefira abajures ou iluminação que não usem a área do criado-mudo, mas que sejam pendurados ou instalados no teto.

Usar espelhos nas laterais da cabeceira também é uma estratégia interessante para dar amplitude ao ambiente e aproveitar a iluminação natural durante o dia.

Aproveite a iluminação natural do seu banheiro

Seja um pequeno lavabo ou um minúsculo banheiro, cores claras e iluminação dão sensação de amplitude e sofisticação. Por isso, não bloqueie a entrada de luz com boxes escuros e faça um projeto de iluminação inteligente para a área da bancada.

Outras dicas para aproveitar os ambientes pequenos do banheiro

  • Prefira ducha higiênica em vez de bidês;

  • Escolha móveis claros;

  • Opte por portas de correr no box e, se possível, na porta do banheiro para ganhar alguns centímetros na bancada ou até na área de circulação;

  • Use espelhos grandes, preferencialmente que cubram toda a extensão da parede ou do armário planejado.

Faça uma área de serviço prática e discreta

Necessária, a área de serviço precisa comportar as necessidades de limpeza e organização de toda a casa. Para facilitar os processos, pense em dispor armários e eletrodomésticos de forma inteligente, de acordo com a forma com que são utilizados. A máquina de lavar, por exemplo, deve ficar próxima ao tanque e ao varal para evitar que muita água pingue no chão.

Outra dica de extrema importância é sobre os armários de produto de limpeza. Mesmo que você ainda não tenha crianças, o ideal é que eles sejam mais altos, difíceis de abrir ou que tenham tranca. Assim, seus armários já estarão prontos para receber crianças, sejam como convidadas ou como parte da família.

Para aproveitar os ambientes pequenos da melhor forma, é preciso pensar nas necessidades dos moradores e também nas oportunidades que o próprio ambiente proporciona. Algumas casas e apartamentos possuem escadas e pode-se utilizar o espaço embaixo delas para fazer um porta-objetos ou um minibar personalizado. Tudo é possível com criatividade e bom gosto.

Gostou das nossas dicas? Então conte pra gente: em sua opinião, qual dos ambientes precisa ser decorado primeiro?

Navegação