A decoração de uma casa não se resume à beleza dos ambientes. Além da parte estética, um bom projeto de decoração deve levar em conta outros fatores, como as condições financeiras de cada pessoa, o espaço disponível e, principalmente, a funcionalidade do local para que, não apenas bonito, o seu lar se transforme em um ambiente de aconchego e bem-estar para você e sua família.

Pensando nisso, hoje selecionamos 5 dicas para planejar a decoração da sua casa e deixá-la ainda mais incrível. Confira!

Pesquise antes de iniciar a decoração

Seja por meio da internet, de revistas ou de profissionais especializados, uma das melhores formas de arrasar na decoração da sua casa é realizando pesquisas a respeito do assunto.

Elas serão a sua fonte de inspiração e informação para a compra de objetos e móveis, para a escolha de cores e revestimentos e, certamente, ajudarão você a unir tudo isso em um ambiente funcional, elegante e dentro do orçamento.

Aproveite cada centímetro da sua casa

Uma casa bem decorada é aquela com um ótimo aproveitamento de espaços.

Por isso, antes de sair por aí para comprar os móveis que irão preencher os cômodos da sua residência, procure medir os espaços disponíveis para aproveitá-los ao máximo, jamais se esquecendo que móveis desproporcionais, além de prejudicar a estética, podem acabar com a funcionalidade do local.

Uma boa dica é apostar em móveis planejados ou sob medida, que têm por característica aproveitar cada centímetro da área disponível, respeitando o gosto e o estilo de cada pessoa, em projetos personalizados para a sua casa.

Escolha cores que combinem com o seu estilo

Agregando beleza aos cômodos, as cores possuem um simbolismo que pode ser aproveitado ao decorar a sua casa. Paredes, objetos, móveis e enxovais podem estar conectados de forma harmônica em seu projeto de decoração para criar um efeito visual surpreendente.

Cores vivas e vibrantes como vermelho, verde e roxo ficam ótimas em locais de grande circulação de pessoas, como a sala de estar.

Nas paredes, caso você não queira chamar toda a atenção para essas cores, faça uso das mesmas em apenas uma das superfícies; nas demais deixe que predomine um tom de branco suave e tradicional.

E que tal um quarto aconchegante, com tons de rosa, areia ou palha, excelentes para um cômodo onde você irá relaxar e desfrutar dos seus momentos de descanso?

Faça um planejamento

Um projeto de decoração montado de forma aleatória e displicente tem grandes chances de não dar muito certo. Sair por aí simplesmente comprando tudo, sem planejamento, não é uma boa atitude para quem deseja decorar uma casa sem exageros e desperdícios.

Assim, se você elaborar uma lista, na qual estejam previstos todos os objetos, móveis, tintas e demais itens para a decoração da sua casa, certamente irá minimizar erros em suas escolhas, diminuirá os gastos e terá um resultado final fantástico e sem surpresas desagradáveis.

Nessa etapa, defina também o seu orçamento, quanto tem disponível e quanto está disposto a gastar em decoração, para que tudo esteja dentro dos seus limites e das suas condições.

Estime um tempo para a realização da decoração em sua casa

Principalmente para quem trabalha, está com data marcada para se mudar para a casa nova ou tem filhos pequenos, ter uma noção do tempo que levará decorar o imóvel é muito importante para evitar transtornos.

Converse com os profissionais que farão serviços em seu imóvel, informe-se a respeito do prazo de entrega de móveis e outros itens de decoração que você tenha comprado em lojas físicas ou pela internet. Com isso, procure manter tudo sob controle para finalizar a decoração da sua casa no prazo esperado e desfrutar dos resultados sem preocupações.

Viu só como planejar a decoração da sua casa fica muito mais fácil com um pouco de planejamento, organização e escolha dos recursos corretos?

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário em nossa página com as suas ideias, dúvidas e sugestões a respeito do assunto!

Navegação