Veja como planejar a decoração da sua casa!

Com todas as informações disponíveis em revistas e redes sociais, decorar a casa se tornou algo fácil e bastante acessível. No entanto, se você não sabe por onde começar, não se preocupe, o segredo é bem simples: planejamento. 

Planejar a decoração é essencial para que a tarefa, que é para ser divertida, não se torne um verdadeiro fardo e você acabe metendo os pés pelas mãos.

No post de hoje, nós mostraremos 6 dicas de como planejar a decoração para ter a casa dos seus sonhos de maneira acessível e eficiente. Confira!

1. Anote tudo

Primeiro, pegue lápis e papel e tome nota de tudo a ser feito: quais ambientes serão decorados, a quantidade de objetos e móveis que serão comprados, qual o seu orçamento, qual o tempo máximo para que o trabalho seja feito, a cor predominante em cada ambiente, que tipo de decoração você procura, dentre outros detalhes.

Decorar uma casa pode parecer fácil, mas planejar-se é essencial para manter os pés no chão e atingir as expectativas sem que tudo desande durante o processo.

2. Crie uma pasta de ideias

A menos que você goste de salas brancas e vazias, vai precisar escolher paletas de cores, identificar estilos que combinam com você e móveis e objetos que chamam a sua atenção, pois assim decidirá mais facilmente quais produtos utilizar.

Você pode fazer isso à moda antiga, comprando uma pasta com divisões para colocar todas as inspirações que encontrar, sejam elas recortes de revistas ou amostras de tecidos e materiais. Você também pode usar o seu tablet ou smartphone para salvar as imagens e vídeos que encontrar nas mais diferentes ferramentas online sobre o tema. Isso será um bom direcionamento ao planejar a decoração.

3. Considere ajuda profissional

Muitas vezes, pensamos que fazer tudo por conta própria significa economizar bastante, mas nem sempre isso corresponde à realidade. Antes de decidir que você será o único encarregado da decoração, procure saber sobre os serviços de um profissional.

Designers de interiores, por exemplo, têm experiência na área e mostram onde dá para economizar e onde é necessário um investimento maior, sabem dizer qual tipo de móvel é ideal para o ambiente, se vale a pena investir em um móvel customizado, criando, portanto, um projeto que preza pelo seu conforto e pela sua personalidade. 

4. Pesquise antes

Não adianta ter pressa na hora de comprar os objetos e móveis que serão utilizados na decoração. Muita pesquisa é fundamental.

Atente-se não somente ao preço, mas à qualidade do material, aos fornecedores dos móveis, se você conseguirá um projeto que atende às dimensões do cômodo e aos seus gostos, e, também, às formas de pagamento. Os valores dos itens de decoração variam de lugar para lugar, de modo que realizar uma pesquisa minuciosa é importante.

5. Preste atenção no tempo

Um processo de decoração não é algo que acontece do dia para a noite, ele demanda tempo e paciência. Logo, estipular um cronograma é de grande ajuda. Estabeleça um tempo máximo para que tudo fique pronto e tenha metas do que você quer que seja finalizado mais rapidamente e o que pode esperar.

Atentando-se ao tempo, você tem uma ideia de como andam as coisas, se está muito devagar ou muito corrido. Vale salientar, porém, que imprevistos sempre aparecem, levando a atrasos.

6. Não se esqueça dos detalhes

Outro ponto importante ao planejar a decoração é ficar atento aos pequenos detalhes. É importante ter em mente tudo o que deve ser feito antes de começar o trabalho propriamente dito.

Limpar o ambiente antes de receber os móveis e objetos, medir as dimensões dos cômodos para ter certeza de que vão caber, monitorar o transporte das peças até sua casa, tudo isso facilitará muito o processo, pois previne uma série de estresses que você, certamente, não quer ter.

Planejar a decoração é um processo longo, mas que vale a pena quando o que está em jogo são os nossos sonhos. Assim, programe-se para que as coisas corram da melhor forma e não gerem tanta dor de cabeça. Com nossas dicas, você conseguirá ambientes de cair o queixo! 

E aí? Pronto para decorar sua casa? Compartilhe sua opinião sobre o tema nos comentários!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"