A decoração da casa é um reflexo da nossa personalidade. Através das cores, podemos transmitir um pouco da nossa essência, além de sensações como tranquilidade ou descontração. Diferentes tonalidades também podem te ajudar a dar impressão de um espaço maior em ambientes pequenos e a evidenciar ou esconder pontos específicos de um cômodo. Mas como utilizar a combinação de cores a favor da composição da sua casa?

Entre móveis, pisos, paredes e acessórios, escolher uma cor que harmonize as preferências dos moradores com o ambiente pode ser um desafio. Por isso, separamos algumas dicas de combinação de cores para te ajudar a planejar a composição da sua casa e deixá-la ainda mais elegante e harmoniosa. Confira e inspire-se!

Como fazer a combinação de cores na decoração?

Dos diferentes tons de azul que tornam um quarto um ambiente tranquilo e aconchegante até o vermelho e o laranja que deixam a cozinha com gostinho de quero mais na hora de preparar as refeições: as cores são responsáveis por transmitir e despertar diversas sensações e colaborar diretamente para o bem-estar dos moradores.

Temos algumas dicas sobre diferentes tipos de combinação de cores e como aplicá-las nos cômodos sem deixar de lado o equilíbrio e a harmonia de elementos. Veja abaixo:

Complementar

Sabe aquelas salas imponentes com cores fortes, como o azul e o laranja, que na teoria poderiam não dar certo, mas na prática funcionam perfeitamente? A combinação de cores complementar é feita por tons que ficam opostos no círculo cromático. Ela pode misturar tonalidades frias e quentes e também é conhecida como harmonia oposta.

Para utilizá-la, escolha uma cor de base e outra para pontuar certos elementos do ambiente. Por exemplo, use o verde nas paredes e opte por um sofá ou aparador vermelho. As cores neutras entram em outros pontos, como um abajur ou centro de mesa branco, garantindo a harmonia da composição. A combinação de cores complementar é a prova de que os opostos se atraem.

Monocromática

Nesse tipo de combinação de cores, os muitos tons de uma única cor garantem destaque e um visual sóbrio. A combinação monocromática de cores consiste em utilizar diferentes tons de uma mesma cor.

O verde e o azul são cores primárias frias que, em diferentes tons, dão a sensação de tranquilidade e harmonia, pois remetem à natureza e à espiritualidade. Ótimas para cômodos como varandas, salas e quartos. A combinação de cores monocromática também é conhecida como tom sobre tom.

Tríade

Para a combinação de cores com a mesma distância entre si no círculo cromático damos o nome de tríade. Composta por cores bem contrastantes e vibrantes, como vermelho, azul e amarelo, a combinação de cores tríade costuma ser mais vista em ambientes lúdicos, como o quarto infantil. Roxo, verde e laranja é outro exemplo de combinação de cores tríade que se equilibram entre si.

Análoga

A combinação de cores análoga consiste em tonalidades que aparecem juntas em sequência na roda de cores. Um dos pontos-chaves para se utilizar a combinação análoga é o equilíbrio: opte por um tom como base, outro como complementar e o último para pontuar a composição. Bons exemplos de combinação de cores análoga são vermelho, laranja e amarelo ou vermelho, roxo e azul.

Além da combinação de cores, outra dica importante para compor um ambiente é a iluminação. Ela pode variar ou destacar a tonalidade de uma coloração, além de ajudar a ampliar ou diminuir espaços.

Gostou dessas ideias? Então siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as dicas para decorar sua casa como uma profissional!

Navegação