Aprenda agora como escolher o tapete certo para sua casa

A escolha ideal do tapete para cada cômodo pode ser algo difícil as vezes, porém, ela é muito importante. Esse item tem a função de preencher o local e dar ao ambiente um ar de maior conforto e aconchego. Em contrapartida, a escolha errada dele pode fazer um cômodo parecer estranho ou inacabado.

Considerando o quanto esses itens podem ser caros, você com certeza irá querer fazer a escolha certa. Assim, no post de hoje, trouxemos três dicas que você precisa seguir para saber como escolher o tapete correto. Acompanhe!

Escolha bem as cores

A cor é o ponto de partida mais óbvio na hora de escolher um tapete. Se você já tem várias cores e padrões em seu espaço, você pode optar por um tapete de cor única, um neutro ou algo que complemente seus móveis. Se você quiser um tapete com muitos tons, o melhor é começar a decorar o local por ele e adicionar móveis e acessórios posteriormente.

Um tapete vai ser lido como um dos maiores “móveis” no espaço, por isso não deixe de levar em conta os tons do piso, paredes e outros acabamentos fixos ao selecionar essa peça. Porém, não precisa também ser demasiadamente conservador, afinal, um tapete bem modelado ou brilhante pode ser o ponto ideal para dar um up em seu ambiente.

Identifique a melhor textura

Este é provavelmente o aspecto mais negligenciado na escolha de um tapete, mas não deveria. Um quarto com uma mistura de diferentes texturas e ricas camadas ficará incrível se você definir bem o tom e trazer a atenção para a superfície do tapete. Há muitas opções além do poliéster básico.

Deixe os acabamentos dos seus móveis existentes guiá-lo e procure um bom contraste. Em móveis com assentos macios como o veludo, um tapete suave e duro como o sisal pode ser a resposta, enquanto um sofá de couro elegante combinará muito mais com um modelo macio como o Shaggy.

Tenha em mente aspectos práticos sobre a limpeza do tapete, e também considere se as pessoas idosas ou pessoas com mobilidade limitada, estarão usando a área quando pensar em como escolher um tapete. O próprio modelo em Shaggy, apesar de muito bonito pode ser perigoso para essas pessoas.

Não descuide do tamanho

Esse é um dos momentos mais importantes na hora de saber como escolher um tapete e, infelizmente, muitos erram nessa parte.

Seu novo item deverá caber em sua sala de estar (que não é necessariamente a sala inteira) e ser tão grande quanto possível dentro dela. Idealmente, todo o mobiliário deverá estar sobre o tapete, mas manter simplesmente as pernas da frente dos móveis já é algo muito bom e comum.

A ideia é que quando as pessoas se sentem no sofá, seus pés estejam sobre o tecido. No caso da mesa de jantar, você precisa ser capaz de puxar as cadeiras para trás e ainda manter todos sobre o tapete.

Quando a área de estar ocupa todo o cômodo (como é o caso frequentemente), também será preciso pensar sobre a orientação: salas quadradas ficam muito bem com tapetes quadrados ou redondos e salas retangulares, precisam de tapetes retangulares orientados na mesma direção.

Como vimos, você não precisa ser nenhum perito para saber como escolher tapete, porém, é preciso sempre manter esses pontos em mente para não errar na hora da compra.

Esperamos que tenha gostado do nosso post de hoje e que essas dicas possam ajudá-lo a fazer a melhor escolha para sua casa. Conhece mais pessoas que se interessariam por esse conteúdo? Então que tal compartilhar ele em suas redes sociais?

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"