A escolha ideal do tapete para cada cômodo pode ser algo difícil as vezes, porém, ela é muito importante. Esse item tem a função de preencher o local e dar ao ambiente um ar de maior conforto e aconchego. Em contrapartida, a escolha errada dele pode fazer um cômodo parecer estranho ou inacabado.

Considerando o quanto esses itens podem ser caros, você com certeza irá querer fazer a escolha certa. Assim, no post de hoje, trouxemos três dicas que você precisa seguir para saber como escolher o tapete correto. Acompanhe!

Escolha bem as cores

A cor é o ponto de partida mais óbvio na hora de escolher um tapete. Se você já tem várias cores e padrões em seu espaço, você pode optar por um tapete de cor única, um neutro ou algo que complemente seus móveis. Se você quiser um tapete com muitos tons, o melhor é começar a decorar o local por ele e adicionar móveis e acessórios posteriormente.

Um tapete vai ser lido como um dos maiores “móveis” no espaço, por isso não deixe de levar em conta os tons do piso, paredes e outros acabamentos fixos ao selecionar essa peça. Porém, não precisa também ser demasiadamente conservador, afinal, um tapete bem modelado ou brilhante pode ser o ponto ideal para dar um up em seu ambiente.

Identifique a melhor textura

Este é provavelmente o aspecto mais negligenciado na escolha de um tapete, mas não deveria. Um quarto com uma mistura de diferentes texturas e ricas camadas ficará incrível se você definir bem o tom e trazer a atenção para a superfície do tapete. Há muitas opções além do poliéster básico.

Deixe os acabamentos dos seus móveis existentes guiá-lo e procure um bom contraste. Em móveis com assentos macios como o veludo, um tapete suave e duro como o sisal pode ser a resposta, enquanto um sofá de couro elegante combinará muito mais com um modelo macio como o Shaggy.

Tenha em mente aspectos práticos sobre a limpeza do tapete, e também considere se as pessoas idosas ou pessoas com mobilidade limitada, estarão usando a área quando pensar em como escolher um tapete. O próprio modelo em Shaggy, apesar de muito bonito pode ser perigoso para essas pessoas.

Não descuide do tamanho

Esse é um dos momentos mais importantes na hora de saber como escolher um tapete e, infelizmente, muitos erram nessa parte.

Seu novo item deverá caber em sua sala de estar (que não é necessariamente a sala inteira) e ser tão grande quanto possível dentro dela. Idealmente, todo o mobiliário deverá estar sobre o tapete, mas manter simplesmente as pernas da frente dos móveis já é algo muito bom e comum.

A ideia é que quando as pessoas se sentem no sofá, seus pés estejam sobre o tecido. No caso da mesa de jantar, você precisa ser capaz de puxar as cadeiras para trás e ainda manter todos sobre o tapete.

Quando a área de estar ocupa todo o cômodo (como é o caso frequentemente), também será preciso pensar sobre a orientação: salas quadradas ficam muito bem com tapetes quadrados ou redondos e salas retangulares, precisam de tapetes retangulares orientados na mesma direção.

Como vimos, você não precisa ser nenhum perito para saber como escolher tapete, porém, é preciso sempre manter esses pontos em mente para não errar na hora da compra.

Esperamos que tenha gostado do nosso post de hoje e que essas dicas possam ajudá-lo a fazer a melhor escolha para sua casa. Conhece mais pessoas que se interessariam por esse conteúdo? Então que tal compartilhar ele em suas redes sociais?

Navegação