Quando nos preparamos para o casamento, um “pequeno” detalhe que nos consome a atenção é a festa. Afinal, ela tem que ser tão marcante quanto a cerimônia, e os convidados devem ser bem servidos, com conforto e praticidade.

Saiba que, mesmo com esses tempos de crise e orçamento mais apertado, é possível fazer uma festa simples, bonita e marcante.

Com paciência e pesquisa, é possível utilizar um sítio de parente, festa com decoração de móveis antigos e até uma cerimônia para menos convidados. Vamos dar algumas dicas de festa de casamento mais econômicas.

1. Sítio ou chácara

287501d66b8c1f3a4d229618b878aee2

     decoração em estilo rústico

a169092999614f87085b3265b22fcbe7

a mesa, em madeira de demolição, traz aconchego

 

Caso você tenha um parente ou amigo que possua um sítio, veja se é possível realizar a festa lá. Pode ser que ele lhe ceda sem cobrar nada ou a um preço módico, o que já ajudaria, pois salões para recepção costumam ter preços salgados.

Veja se ele comporta o número de convidados que quer chamar, e use o que ele tiver (piscina, quadra) para fazer uma decoração mais simples e informal. Nesse caso o melhor é contratar um buffet, e talvez para os convidados sem carro o serviço de vans.

2. Miniwedding

 

d1610c57be6224760f14bdb6ae3c0424

a decoração ajuda a criar o clima intimista

 

Caso o orçamento tenha apertado, mas você ainda queira fazer uma cerimônia bacana, uma alternativa é fazer uma recepção menor, para menos convidados, ou o que atualmente está sendo chamado de miniwedding.

Esses eventos costumam ter no máximo 70 convidados, e geralmente a cerimônia e a festa são no mesmo lugar, o que facilita e é mais barato. O grande problema aqui é como selecionar os convidados.

Dê preferência para os parentes mais próximos e para os amigos que fazem parte de sua vida, e também tenha um número menor de padrinhos.

3. Casamento na praia

 

37dc2035cfcd763b44655d42c48d94e2

o visual compõe a decoração

 

Caso more em uma cidade litorânea, uma alternativa muito usada é realizar o casamento na praia. Obviamente será uma cerimônia muito simples, com uma decoração casual, realçando a natureza.

Um horário muito indicado para se realizar a cerimônia é ao entardecer, com a festa logo a seguir. Instrua os convidados a usarem roupas leves e confortáveis.

A maioria das praias não pede autorização para esse tipo de evento, mas caso queira fazer uma cerimônia maior veja tudo que é preciso legalmente para não ter problemas no meio da festa.

4. Casando em casa

 

2782a56bfc7bbc88eab8b924814eabe0

composição de fotos do noivos ficou linda na decoração

 

Caso os pais de algum dos noivos possuam uma casa espaçosa o suficiente, uma boa dica é usá-la para a cerimônia. Os móveis antigos podem dar o tom da decoração.

Como será realizada em casa, terá um tom mais intimista, com as lembranças da família sempre aparecendo, portanto deixe fotos, objetos e móveis que contam a história da casa como parte da decoração.

5. Festa de casamento clean

 

 

0865e03fbbf7cd904319070e0b0e2fbd

decoração simples e fácil de fazer

Uma boa alternativa é fazer um casamento clean, com vestido simples e sem exigência de traje para os convidados. Para decoração, use o conceito DIY (faça você mesmo) recicle, use o que já tem, invente.

Mostramos aqui algumas dicas de como realizar uma festa de casamento simples e mais em conta, sem abrir mão da elegância e diversão. Não se esqueça também de conferir os aplicativos que podem facilitar a vida dos recém-casados.

Navegação