Iniciamos o post já respondendo ao questionamento: sim, é possível decorar imóvel na planta! E o processo pode ser mais simples do que parece.

Por diversas razões, a tarefa de planejar a decoração de uma casa ou apartamento a que ainda não temos acesso gera insegurança e até medo de não dar certo. Mas, se levarmos em consideração alguns fatores — como o tamanho de cada cômodo e o estilo da decoração como um todo —, a elaboração do projeto ficará mais fácil. 

A seguir, daremos algumas dicas para que a decoração do seu lar seja bem-sucedida: 

Fatores que devem ser considerados ao decorar imóvel na planta

Antes de tudo, é preciso ter muita organização e planejamento. É muito comum a ansiedade tomar conta nessa hora, pois a oferta de produtos e móveis é muito grande. Muitas pessoas acabam se perdendo e até mesmo comprando tudo sem tomar algumas precauções imprescindíveis:

Análise da planta baixa

Nesse documento, é possível verificar o tamanho e a distribuição de cada cômodo, bem como todo o projeto elétrico, hidráulico etc. É a base do projeto do imóvel. Portanto, analise cada detalhe para começar a planejar o que será inserido nele. 

Busca por referências

Depois de verificar detalhadamente a planta do seu imóvel, você já pode começar a busca referências de decoração na internet, em revistas especializadas e em outros lugares. Se tiver algum tempo, vale a pena até visitar algumas lojas físicas para checar a qualidade de marcas que você encontrou virtualmente. 

Nessa hora, cuidado para não se perder em meio a tantas opções: lembre-se de que as referências devem ser buscadas de acordo com a planta do seu imóvel. Afinal, se ele é pequeno, por exemplo, não adianta você separar modelos de projetos feitos para grandes ambientes. 

Definição de um estilo geral

É hora de colocar suas ideias no papel e definir o estilo geral de seu futuro imóvel. Isso garante a harmonia entre todos os cômodos. 

Retrô, clássico, rústico, moderno, contemporâneo, oriental… Defina qual melhor se adaptará ao seu estilo de vida e às características da casa ou apartamento. Após a escolha, passe a colocar no papel as ideias de decoração para cada cômodo. 

Orçamento

Com o planejamento em mãos, é hora de descobrir o que pode ser feito realmente, do ponto de vista econômico e prático. Crie um orçamento total para a decoração do seu imóvel, baseado no seu poder aquisitivo e nos preços do mercado. Nessa hora também vale pedir a orientação de um profissional. 

É claro que nem sempre dá para adquirir tudo de uma vez; por isso é que esse planejamento financeiro é importante. Estabeleça as suas metas de decoração em curto, médio e longo prazo e vá priorizando o que achar mais importante.

Por exemplo, se a sua prioridade é ter um quarto aconchegante logo ao receber as chaves, comece por ele. Ou se é ter a cozinha já completamente montada com armários planejados, pode começar a poupar mais dinheiro pensando nela. 

Dicas de ouro para aproveitar espaços pequenos

Independentemente do tamanho do seu futuro imóvel, alguns espaços costumam “sobrar” na hora da decoração. É normal, pois geralmente nos preocupamos com os grandes detalhes, principalmente quando o projeto ainda está na planta. 

Mas se a sua futura casa for pequena, é ainda mais importante aproveitar cada centímetro, deixando tudo mais organizado e funcional. Dessa forma, com a planta do seu imóvel em mãos, siga as dicas a seguir para aproveitar os espaços pequenos:

  • Invista em móveis planejados e multiúso;

  • Coloque plantas para dar vida aos cantos da casa;

  • Use espelhos para ampliar ambientes;

  • Instale nichos nas paredes para livros e outros objetos;

  • Deixe as paredes (ou a maioria delas) com cores claras, também para ampliar ambientes. 

  • Mescle esses tons neutros da casa com objetos coloridos, que podem ser adquiridos aos poucos e, de preferência, após ter recebido as chaves. 

Agora que você já viu que é possível decorar um imóvel na planta, não deixe para a última hora e comece agora a planejar o lar dos seus sonhos!

Se você gostou das dicas ou tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe aqui o seu comentário. 

 

Navegação