Apesar do orçamento um pouco apertado e da vida corrida de quem acabou de casar, é possível trazer todo charme, estilo e funcionalidade para a casa nova  mesmo se não tiver tanto espaço sobrando. Para isso, a palavra-chave é planejamento. Se o casal é fã de um programinha a dois, com pipoca e Netflix, nada melhor do que ter a sala bem planejada com um painel de TV sob medida.

Então, para que o casal não se desgrude por causa de dor no pescoço e vista cansada, a gente preparou um passo a passo para mostrar a melhor maneira de aproveitar o espaço da TV, deixando seu cinema particular confortável e bacana. Isso tudo aproveitando seu dinheiro da melhor maneira. Confira!

Posicionamento ideal do painel de TV 

O primeiro passo para acertar na sua sala de TV é escolher onde ficará o sofá. Lembre-se de que a parede escolhida para o painel de TV deve ser, de preferência, aquela de frente para o sofá.

Vale a pena optar por colocar a TV na parede que bate menos sol ao longo do dia, impedindo que haja reflexo e até mesmo evitando que o aparelho seja danificado, exposto ao calor, dependendo da incidência de luz.

Medida certa da tela

O próximo passo é sentar no sofá. Tente se acomodar da maneira mais natural e confortável e peça para alguém medir a distância de seus olhos até a parede, em centímetros. Subtraia 10 centímetros desse valor e, em seguida, divida o resultado por 5.

Por exemplo, se a distância dos olhos até a parede é de 260 cm, subtraindo 10 cm da espessura da TV e do painel, ficamos com 250 cm e, ao dividir por 5, chegamos ao valor de 50. O tamanho ideal da televisão para essa sala é de 50 polegadas, ou seja, para cada tamanho de sala de TV, existe uma dimensão ideal de tela.

Esse cálculo impede que você se sinta como se estivesse assistindo a um jogo de tênis enquanto vê um filme, virando a cabeça de um lado para o outro para conseguir colocar toda a cena em seu campo de visão.

O interessante do painel é que, além de ser uma tendência, economiza espaço com estilo, levando a televisão para o mais longe possível do sofá. Normalmente, a utilização de outras opções como racks, em que a TV fica apoiada nos pés e mais próxima do sofá, acaba havendo maior limitação do tamanho da tela.

Comprar uma TV de tamanho maior pode trazer prejuízo, pois, além de ser mais cara, ela pode ser desproporcional ao tamanho da sala, trazer desconforto e até mesmo arrependimento.

Altura da tela

Depois das contas com relação à altura, a dica é bem simples: o centro da tela deve estar a aproximadamente 1,20 m do chão, podendo variar um pouco conforme a altura do sofá. Para ficar tudo certinho, é sempre bom testar a posição antes de instalar a televisão no painel de TV e ver se gera algum desconforto. Se possível, teste com alguém lendo legendas, assentado e deitado, para identificar se há alguma dificuldade.

O painel de TV

A televisão deve estar centralizada com o sofá. No entanto, o painel de TV não precisa necessariamente acompanhar esse alinhamento. É nesse ponto que surge a oportunidade de dar mais personalidade ao ambiente e fazer escolhas com mais liberdade. Para móveis projetados sob medida, existe a opção de utilizar um painel assimétrico com outras funcionalidades, que também auxiliam no melhor uso do espaço e acrescentam estilo ao ambiente.

Quando não é possível alinhar a TV e o sofá por conta de pouca metragem disponível na parede do painel de TV, existem algumas opções como, por exemplo, fazer um painel sob medida que equilibre os ambientes corretamente, estendendo a parede.

Gostou do passo a passo para instalar o painel de TV na sua casa? Então não deixe de pôr tudo em prática e assine nossa newsletter para receber mais dicas sobre como otimizar seu espaço com estilo e o melhor custo-benefício!

Navegação