Quer fazer uma horta vertical? Veja 6 passos importantes

Ainda que as residências estejam cada vez mais compactas, é difícil encontrar alguém que não tenha um cômodo que poderia ser melhor aproveitado. Em um pequeno cantinho inutilizado, é possível manter vasinhos com mudas de ervas, temperos e hortaliças para usar na culinária caseira.

Ficou interessado? Então aproveite o passo a passo para fazer uma horta vertical na sua casa!

6 passos importantes para fazer uma horta vertical

Antes de começar, certifique-se de que o local escolhido para a horta tenha contato com a luz natural indireta, pois ela é essencial para o desenvolvimento das mudinhas.

1. Aquisição do material

Se é a sua primeira experiência com trabalhos de jardinagem, você vai precisar adquirir alguns materiais que são básicos para a montagem da horta. Anote na lista:

  • Pá pequena;
  • Alicate;
  • Tesoura de poda;
  • Linhas e arame;
  • Vaso/jardineira;
  • Substrato e complementos;

2. Seleção das espécies

Essa é a parte mais divertida: selecionar o grupo de plantas que você quer manter na pequena horta. Além do gosto pessoal, é importante considerar as necessidades de cada espécie para saber se elas vão se adaptar ao ambiente de cultivo.

Se você não tem muita noção dessas características, pode pedir ajuda ao profissional responsável pelo viveiro de mudas ou de sementes. Ter a lista de espécies bem definida também facilitará a escolha do tipo de substrato ideal para a nutrição das mudinhas.

3. Escolha dos vasinhos

Além dos vasos e jardineiras tradicionais, você pode optar por outros recipientes na hora de compor sua horta vertical. Experimente utilizar bambu, cano de PVC, garrafa pet, latas, vidros de compota ou até mesmo canequinhas e bules velhos — um charme!

Na escolha de materiais recicláveis, é importante fazer um trabalho de acabamento para deixar a composição mais bonita. Você pode envolver os recipientes com corda de sisal ou pintura em tinta lousa para escrever o nome das espécies com giz. 

Se usar tinta comum, lembre de fazer a combinação de cores com o ambiente existente para manter o equilíbrio visual. Por fim, os recipientes alternativos também devem ser furados para que permitam o escoamento da água nos pratinhos da base.

5. Definição do suporte

Definidos os vasinhos, pense em que tipo de estrutura irá utilizar como painel vertical para apoiar a horta. Você pode encontrar elementos como esse em lojas de materiais de construção e optar entre treliças de metal, estruturas em alumínio ou grades de madeira.

Se preferir seguir a ideia dos materiais alternativos, aproveite os caixotes de madeira e pallets para criar um ripado. Outra ideia é utilizar uma pequena escada extensiva ou articulada como estrutura para abrigar todos os vasinhos.

6. Montagem da horta

Com tudo encaminhado, é hora de unir os elementos. Comece chumbando o seu suporte na parede ou prendendo o mesmo no teto com uma corda (caso queira uma horta vertical suspensa). Com o painel instalado no devido lugar, fure a parte de trás de cada vasinho para que esses possam receber ganchos individuais.

Faça uma pausa para o plantio. Procure preencher os vasos na seguinte ordem:

  • Argila expandida ou brita (5cm);
  • Terra ou substrato na espessura desejada (deixe 5cm distante da borda);
  • Muda com as raízes e o torrão (se precisar, remova o excesso de raiz).

Para plantar, faça um buraco raso no substrato e coloque a mudinha. Finalize cobrindo a base dessa com leves batidas, tomando cuidado para não compactar. Para finalizar, apoie os ganchos de cada vasinho no suporte vertical e curta a composição.

Com o tempo as plantas vão ocupando todo o espaço disponível nos vasinhos, portanto, não esqueça da manutenção e poda semanal para remover os ramos secos.

Viu só como é fácil fazer uma horta vertical estilosa? Aproveite que todas essas ideias estão fresquinhas para pensar no conjunto de plantas que deseja ter em casa. Assim, você adapta a composição da horta ao seu próprio estilo!

Para mais dicas, acompanhe o trabalho da Porminas no InstagramFacebook!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"