As cores são muito importantes para a decoração, dando um toque de alegria ao ambiente. Mas, as pessoas ainda têm dúvidas de onde colocar esse componente na casa. Para quem ama inovar, há uma tendência que está se fortalecendo em outros países: o teto colorido.

Investir em cores no teto complementa o ambiente e cria um elemento surpresa na decoração, já que a tendência geral é sempre valorizar as paredes. Além disso, é uma técnica barata de se executar, contribuindo para a economia. Neste post, você vai aprender como incluir essa novidade na decoração.

Teto colorido e a iluminação

Os tons do teto influenciam diretamente na iluminação do cômodo. Quando ele é pintado com cores claras, deixa o ambiente mais iluminado, pois reflete a luz do sol e das luminárias. Se for de cor escura, absorve a luz, fazendo com que ela se propague menos. Se essa for sua opção, compense com mais lâmpadas. Outra forma de conseguir um efeito diferenciado é investir em iluminação embutida no teto, e esse tipo de instalação cria diversos efeitos bonitos. 

Claro x escuro

Não é só a iluminação que é influenciada pelos tons das cores. As cores claras também criam um efeito de amplitude e passam a sensação de que o ambiente é mais alto do que realmente é. Se o seu pé direito for pequeno, essa é uma boa escolha. Já os tons escuros criam um efeito de teto mais baixo, ajudando a tornar ambientes elevados mais aconchegantes e conferindo personalidade ao local.

Combinação com as paredes

O teto colorido precisa harmonizar com as paredes do cômodo. Se escolheu uma cor impactante para cima, pinte os lados com tons neutros para deixar o lugar mais clean e amplo.

Se essa tendência agradou, mas você não quer abrir mão da cor nas paredes, a dica é casar o teto com uma delas, pode ser a da porta de entrada ou, então, a da cabeceira da cama. 

Brincadeira com estampas

As opções não se restringem à tons pasteis ou fortes. Uma forma de deixar o teto diferente, charmoso e divertido é criar uma estampa nele. Pode ser com a própria tinta, ou, então, aplicar um papel de parede. As tendências da vez são listras, figuras geométricas ou o floral clássico e romântico. 

Nos objetos ou nos móveis, você pode utilizar as mesmas cores da estampa ou as complementares, fazendo uma bonita composição. No quarto das crianças, essa técnica permite, ainda, criar um efeito lúdico combinando com o tema escolhido.

Harmonização com móveis e objetos

A cor do teto também precisa combinar com os móveis e objetos de decoração. Mas, isso é mais simples do que parece. Se a escolha for uma cor marcante, uma estampa, prefira tons neutros para os outros itens. Com essa dica não tem como errar, o ambiente vai ficar equilibrado. 

Faça você mesmo

Uma forma de tornar a decoração ainda mais barata é criar você mesmo um teto colorido. Não é difícil e um fim de semana de folga é o suficiente para concluir o projeto. O passo a passo é simples:

  1. Verifique se você já tem os materiais necessários, a tinta escolhida, bandeja, rolo, lixa e trincha;
  2. Cubra os móveis que ocupam o ambiente e o chão com uma lona ou plástico. Também coloque fita crepe nas bordas das paredes que circundam o teto;
  3. Se houver irregularidades na textura, lixe para ficar uniforme;
  4. Comece pintando as bordas do teto com a trincha, fazendo faixas com cerca de oito centímetros;
  5. Após pintar as bordas, coloque a tinta na bandeja, preparada de acordo com as indicações do fabricante, umedeça o rolo e passe na tinta tirando o excesso. Então, pinte a partir da borda da faixa de oito centímetros que você fez, sempre na mesma direção;
  6. Após três horas, repita o processo com a trincha e o rolo.

O ambiente com o teto colorido vai ser o ponto alto e diferente da sua decoração. Esta técnica serve para todas as casas e todos os ambientes, você pode alegrar banheiros, cozinhas, salas e quartos de adultos e crianças. Já escolheu sua cor preferida? Compartilhe estas dicas com seus amigos nas redes sociais e mãos à obra!

Navegação