Se você sempre sonhou em ter uma casa com jardim, mas está indo morar em um imóvel pequeno, não se desespere! É possível montar um pequeno jardim em apartamento, trazendo um pouco de verde para a casa e, o melhor, com pouco trabalho e fácil de manter. 

Para funcionar, basta saber escolher as plantas certas e lembrar de regar as plantinhas com alguma regularidade. Desde flores e rosas, até cactos e outras plantas mais resistentes: não há limites para seu jardim, a não ser aquele imposto pelo tamanho e pela sua disponibilidade de cuidar.

Além de lindos, os jardins verticais também ajudam você a aproveitar melhor o espaço de seu apartamento, como a parede da varanda, um pedaço da área de serviço ou até mesmo os cantinhos de sua janela. 

como-fazer-e-cuidar-de-um-jardim-de-apartamento3

vasinhos na janela dá cozinha ficam um charme só

Use até o menor dos espaços para seu jardim

Mesmo uma varanda muito apertada pode ficar mais colorida com um jardim em apartamento. Um pouco de criatividade te ajuda a até mesmo fazer uma pequena horta em casa, aproveitando espaços pequenos da área externa do apartamento. 

Dentre as possibilidades, além de pequenos vasos dispostos no chão, você também pode usar um jardim vertical e apostar em painéis de madeira na parede, com suportes para os vasos de planta. 

como-fazer-e-cuidar-de-um-jardim-de-apartamento2

horta vertical em painel de madeira na varanda 

 

Outra ideia também é usar as janelas de sua casa. A da cozinha, por exemplo, é um ótimo lugar para você manter uma pequena horta, com vasos de cebolinhas e hortelã. 

Tome cuidado na escolha das plantas 

Não se preocupe se a varanda do seu apartamento recebe pouco sol: há o tipo de planta perfeito para todo espaço. Em casos como esse, optar por plantas que precisam de menos sol e sobrevivem bem ao vento é fundamental. 

Uma ideia é o uso de samambaias e buchinho, mas você também pode optar por algumas flores mais resistentes. Mesmo sem a incidência constante de sol, algumas espécies de cacto sobrevivem bem e enfeitam o jardim com bastante estilo.

Ainda assim, na hora de instalar o painel do jardim vertical, opte pelo lugar que mais recebe sol. Além disso, bote no chão apenas aquelas plantas que precisam de pouca incidência solar, como a zamioculcas e antúrio.

como-fazer-e-cuidar-de-um-jardim-de-apartamento

os nichos foram uma ótima solução para acomodar os vasos na varanda 

 

Abuse da criatividade na hora de fazer o jardim em apartamento

Apostar em muita criatividade é um caminho para dar a sua cara ao jardim. Além de optar por plantas diferentes, deixando seu jardim mais variado, também busque formas criativas de manter suas plantas. 

como-fazere-e-cuidar-de-um-jardim-de-apartamento

ótima solução para reaproveitar as garrafas 

 

Alguma das ideias envolvem desde reaproveitar latas ou garrafas PET para fazer vasos de flores. Painéis personalizados em madeira e vasos de barro também ficam lindos na varanda.

 

Dê às plantas apenas a água necessária 

Assim como nem todas as plantas precisam de sol para crescer, muitas delas também precisam de uma menor quantidade de água.

Em geral, a regra básica nos diz que devemos regar as plantas com mais constância durante o verão, e evitar regá-las diariamente durante o inverno e climas úmidos. Em tempos assim, molhar as plantas de 2 em 2 dias já é o suficiente. 

Porém, além disso, prestar atenção na necessidade de água da planta também é fundamental. Naturalmente, cactos precisam de menos água do que plantas como a copo de leite ou a lírio da paz, por exemplo.

Caso você dê mais água do que a planta precisa, ela pode acabar morrendo “afogada” e você vai perder um exemplar do seu jardim! 

Adube as plantas periodicamente 

Adubar as plantas regularmente é um dos cuidados necessários no jardim em apartamento. A depender do tipo de planta, esse processo deve ser realizado de 2 até 4 em 4 meses. 

Se você prefere as plantas com flores, deve se preparar para realizar mais vezes os processos de manutenção. Elas não só precisam de mais água, geralmente, como também de adubo com mais frequência. O ideal é que seja feito de 2 em 2 meses.

Já as plantas mais resistentes e sem flores, o processo com o adubo deve ser realizado num período mais espaçado de tempo. Algo em torno de 3 a 4 meses. 

Está pronta para criar seu cantinho e ter um jardim em apartamento? Assine a nossa newsletter e receba por e-mail outras dicas para personalizar ainda mais sua casa e deixá-la do seu jeito! 

 

*as fotos utilizadas nesse post foram extraídas do Pinterest

Navegação