Quem mora em lugares com cômodos pequenos sabe que aproveitar espaços é um desafio que se faz necessário, já que os poucos metros quadrados disponíveis exigem que até os menores cantinhos sejam bem utilizados. Entretanto, nem sempre é fácil saber o que fazer com aquele espacinho que surgiu entre os armários da cozinha ou aquele cantinho vazio embaixo da escada, não é?

Por isso, no post de hoje, você vai conferir algumas dicas incríveis para aproveitar até os espaços menores da sua casa, seja para decorar ou dar a eles uma função para armazenar objetos.

1. Faça das paredes suas aliadas

Não são somente os quadros decorativos que podem dar um ar elegante e criativo ao ambiente. Unindo estilo e praticidade, é possível escolher prateleiras de tamanhos, cores e formatos de muitos tipos para compor o ambiente e ainda aproveitar o espaço para expor objetos de decoração, livros e o que mais você desejar.

Na cozinha, a ideia de verticalizar a organização também é muito válida: você pode fazer prateleiras ao lado do fogão para guardar seus temperos; colocar barras de ferro e pendurar os utensílios de cozinha mais usados; usar ganchos para pendurar os panos de prato; e, ainda, usar prateleiras mais resistentes para deixar seus eletrodomésticos à vista e sempre à mão.

2. Aposte nos móveis sob medida

Nada melhor para aproveitar espaços do que investir em móveis feitos sob medida para eles. Os móveis personalizados têm o diferencial de serem produzidos nas medidas exatas de cada espaço, aproveitando tudo o que for possível.

Você também pode escolher o tipo de móvel e o que deseja armazenar em cada um, como prateleiras, gavetas, porta-temperos, entre outros.

3. Escolha móveis que tenham mais de uma função

Outra dica importante na hora de aproveitar os espaços é prestar atenção na escolha dos móveis. Que tal aproveitar para escolher um sofá que pode se transformar em uma cama? Ou em uma cama para o seu quarto com gavetas inferiores para armazenar roupas de cama e de banho?

Se o seu apartamento possuir alguma divisória, também é possível fazer um móvel para substituir a parede que divide a sala e a cozinha, por exemplo, e aproveitá-lo para guardar objetos de decoração, livros e até vinhos.

4. Integre os espaços

Os espaços integrados não só trazem uma sensação de amplitude ao local, mas também permitem que você tenha mais lugar para dispor os móveis e deixar corredores mais largos para circulação. Invista em móveis, como mesas, cadeiras e divisórias inteligentes para dividir os ambientes e deixar o espaço mais amplo e clean, sem deixar de aproveitá-lo.

5. Preste atenção nos cantinhos esquecidos

Aquele canto abaixo da escada que fica sempre vazio parece inutilizável para você? Com uma boa dose de criatividade, é possível transformar esse ambiente e ainda dar um charme a mais para a casa com um jardim de inverno, um home office e até um lavabo, se houver espaço. Mais uma vez, os móveis feitos sob medida entram em cena, já que podem ser produzidos de acordo com o tamanho do local.

Aproveitar espaços é sempre uma boa pedida e, unindo um pouco de criatividade, é possível utilizá-los para deixar sua casa mais prática e com muito mais estilo. Avalie os cômodos da sua casa, se inspire nas dicas acima e comece hoje mesmo a ter novas ideias para transformar a decoração do seu espaço!

Gostou das nossas dicas? Deixe sua mensagem para nós com dúvidas ou sugestões nos comentários abaixo!

Navegação