Como montar um home office bem estruturado?

Trabalhar em casa pode ser prático e econômico, mas é importante ter disciplina e um ambiente favorável para manter a concentração e a produtividade.

Tenha em mente que o escritório em casa será o lugar onde você passará a maior parte do dia, portanto ele deve ser agradável, bem-arejado e iluminado.

Confira algumas dicas práticas e o que você deve levar em consideração ao montar um home office perfeito.

Leve em conta a ergonomia ao montar um home office

Se você trabalha a maior parte do dia em frente ao computador, regule corretamente a altura da cadeira em relação à mesa, procurando deixar os pés sempre apoiados no chão e os cotovelos no nível da mesa para digitação. Regule também o brilho do computador para evitar cansaço visual e procure ter uma tela de bom tamanho para fluidez de leitura. Com esses pequenos cuidados, você evita dores ao final do dia e até problemas de saúde mais sérios no futuro.

Decore, mas não abuse

Você pode decorar seu local de trabalho para torná-lo mais aconchegante e familiar, mas tenha bom senso. Evite elementos de cores muito pesadas, excesso de objetos e informações. Prefira itens leves e de cores mais neutras, que não chamem muita a atenção na hora do trabalho e ajudem a relaxar nos momentos de pausa.

Saiba iluminar

Utilize ao máximo uma fonte de luz natural ao montar um home office. Além do bem-estar e da economia, ter uma janela aberta em seu escritório é extremamente benéfico, tanto na produtividade quanto nos momentos de pausa. Em relação às lâmpadas, procure não utilizar modelos de luz muito forte, principalmente para a área da mesa (lembre-se que você já tem a tela do computador).

Mantenha também arquivos e impressoras iluminadas o suficiente para evitar cansaço e perda de tempo ao procurar objetos e documentos.

Evite as distrações e organize-se

Em casa é muito fácil se distrair. Televisão, telefone, crianças, animais de estimação e até mesmo as redes sociais: tudo isso pode atrapalhar o seu rendimento.

Organize seus horários para fazer tudo o que precisa em casa e não ser interrompido. Mantenha também tudo o que você precisa para trabalhar ao seu alcance, pois até uma simples ida a outro cômodo pode ser uma distração e tanto. Se possível, tente montar um home office bem ao lado de um banheiro e tenha um frigobar à disposição.

É importante, ainda, organizar muito bem seus papéis para evitar perdas de tempo ao procurá-los. Você pode ter uma estante prática, moderna e espaçosa para organizá-los.

Respeite as pausas

Respeite os momentos para descanso. Não almoce na mesa de trabalho; vá para a cozinha e o faça com tranquilidade. Tenha um cantinho para pausas, como um sofá ou poltrona, e procure relaxar antes de voltar para o trabalho.

Observando pequenos detalhes como iluminação, ergonomia, organização e praticidade, fica muito mais fácil montar seu home office. Ele é seu local de trabalho, por isso deve ser agradável, bem-iluminado e simples para evitar distrações.

Gostou dessas dicas? Conhece outras dicas para montar um home office adequado? Então deixe seu comentário no post!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"