Trabalhar em casa pode ser prático e econômico, mas é importante ter disciplina e um ambiente favorável para manter a concentração e a produtividade.

Tenha em mente que o escritório em casa será o lugar onde você passará a maior parte do dia, portanto ele deve ser agradável, bem-arejado e iluminado.

Confira algumas dicas práticas e o que você deve levar em consideração ao montar um home office perfeito.

Leve em conta a ergonomia ao montar um home office

Se você trabalha a maior parte do dia em frente ao computador, regule corretamente a altura da cadeira em relação à mesa, procurando deixar os pés sempre apoiados no chão e os cotovelos no nível da mesa para digitação. Regule também o brilho do computador para evitar cansaço visual e procure ter uma tela de bom tamanho para fluidez de leitura. Com esses pequenos cuidados, você evita dores ao final do dia e até problemas de saúde mais sérios no futuro.

Decore, mas não abuse

Você pode decorar seu local de trabalho para torná-lo mais aconchegante e familiar, mas tenha bom senso. Evite elementos de cores muito pesadas, excesso de objetos e informações. Prefira itens leves e de cores mais neutras, que não chamem muita a atenção na hora do trabalho e ajudem a relaxar nos momentos de pausa.

Saiba iluminar

Utilize ao máximo uma fonte de luz natural ao montar um home office. Além do bem-estar e da economia, ter uma janela aberta em seu escritório é extremamente benéfico, tanto na produtividade quanto nos momentos de pausa. Em relação às lâmpadas, procure não utilizar modelos de luz muito forte, principalmente para a área da mesa (lembre-se que você já tem a tela do computador).

Mantenha também arquivos e impressoras iluminadas o suficiente para evitar cansaço e perda de tempo ao procurar objetos e documentos.

Evite as distrações e organize-se

Em casa é muito fácil se distrair. Televisão, telefone, crianças, animais de estimação e até mesmo as redes sociais: tudo isso pode atrapalhar o seu rendimento.

Organize seus horários para fazer tudo o que precisa em casa e não ser interrompido. Mantenha também tudo o que você precisa para trabalhar ao seu alcance, pois até uma simples ida a outro cômodo pode ser uma distração e tanto. Se possível, tente montar um home office bem ao lado de um banheiro e tenha um frigobar à disposição.

É importante, ainda, organizar muito bem seus papéis para evitar perdas de tempo ao procurá-los. Você pode ter uma estante prática, moderna e espaçosa para organizá-los.

Respeite as pausas

Respeite os momentos para descanso. Não almoce na mesa de trabalho; vá para a cozinha e o faça com tranquilidade. Tenha um cantinho para pausas, como um sofá ou poltrona, e procure relaxar antes de voltar para o trabalho.

Observando pequenos detalhes como iluminação, ergonomia, organização e praticidade, fica muito mais fácil montar seu home office. Ele é seu local de trabalho, por isso deve ser agradável, bem-iluminado e simples para evitar distrações.

Gostou dessas dicas? Conhece outras dicas para montar um home office adequado? Então deixe seu comentário no post!

Navegação